Envelhecimento e velhice

Quando vi o tema do Exame Nacional do Ensino Médio, me deu uma vontade gigante de fazer novamente uma redação numa prova. “Enem” me lembro quando foi a última vez. O tema acho que era “homens e máquinas”. Até imaginei um confronto entre a mente de hoje e a daquele tempo. “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”, o tema do Enem, é muito vasto e desafiador. Até porque envelhecer, sem ficar velho (como conceito), é um grande desafio.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Perspectiva, palavra-chave, é sinônimo de expectativa, esperança, possibilidade, entre outras. Primeira observação é que a expectativa de vida vem aumentando cada vez mais. E a esperança vem aumentando também? A possibilidade de se ter um envelhecimento saudável é que vai evitar a velhice sem esperança.


Não se trata apenas de um jogo de palavras, mas de se saber jogar com a vida. Para começar, é preciso que se tenha uma melhor noção do que significa e de adaptação a este novo ciclo. Compreensão pessoal, consciência dos limites, e ações coletivas, como melhorias na área da saúde, melhor acessibilidade aos espaços públicos, centros de convivência e exercício da felicidade compartilhada.


O mais importante de tudo talvez sejam as relações intrafamiliares. Há todo um processo a ser devidamente aprendido pelos familiares e pelo próprio idoso, que, às vezes, passa a ser visto como um estranho ou como um peso, diferentemente das culturas orientais, onde toda a sabedoria acumulada é extremamente valorizada.


O envelhecimento pode ser visto sob a ótica das perdas físicas, naturais, sem nunca esquecer, porém, dos ganhos imateriais. Enquanto o corpo enfraquece, adoece e até falece, o espírito se fortalece. Somos seres dualistas, o tempo do corpo anda para o fim, o tempo do espírito anda para o infinito. O corpo tem começo, meio e fim, o espírito tem começo, meio e finalidade, agregando sempre novos conhecimentos para renascer melhor em cada nova experiência.


Envelhecimento é uma questão de idade e, portanto, inevitável. Velhice é um estado de espírito. Este é o ciclo da vida, no aprendizado constante. Agora e depois.


A luz do príncipe
A frase do Príncipe William na abertura da COP 30 foi poética e profética. Ao dizer que “nós devemos nos guiar pela gratidão silenciosa de quem ainda não nasceu”, o representante da realeza britânica fez um alerta e um chamamento a um compromisso verdadeiro com o futuro, combatendo as práticas predatórias que consomem as riquezas visíveis e invisíveis do universo e ameaçam gerações de hoje e do futuro.


Romaria histórica
Depois de sediar a 82ª Romaria Estadual de Nossa Senhora Medianeira, Santa Maria volta a receber fiéis de várias partes do Brasil e do Exterior. A 1ª Romaria Internacional do Terço dos Homens, neste fim de semana, está sendo considerada um marco histórico, e que poderá alavancar cada vez mais o turismo religioso na cidade. A escolha do itinerário, com saída às 9h30min, da Casa Museu João Pozzobon e Capela Nossa Senhora das Graças até o Santuário Tabor, é uma forma de reviver a fé e caminhos percorridos pelo devoto da Mãe Rainha.


A ideia de realizar a procissão veio do Paraguai, onde o Venerável João Pozzobon tem muitos seguidores. Além de uma grande caravana daquele país, também estão na cidade fiéis de vários Estados, como Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará, entre outros.


Segundo o padre Vitor Hugo Posseti, do Santuário Tabor, mais de 500 peregrinos deverão participar desta primeira edição da Romaria. A devoção à Mãe Rainha e ao Venerável João Luiz Pozzobon tem trazido visitantes o ano inteiro a Santa Maria.


Dnit rebate fake news
Diante dos vários questionamentos sobre embargo da obra da Rua Vasco da Cunha pelo Exército Brasileiro, o Núcleo de Comunicação do Dnit enviou nota esclarecendo que são notícias falsas. Informa ainda que na Vasco da Cunha o consórcio responsável pelo local está adquirindo o material, telas para a construção de um muro gabião, que servirá de contenção para o talude. Isto possibilitará a continuidade dos trabalhos com as obras de pavimento e drenagem. A equipe que vai executar o serviço será mobilizada em conjunto com as obras da Urlândia, onde falta pavimentar e concluir de forma geral.


Nos trilhos
Criação de uma Comissão Especial na Assembleia Legislativa para tratar da malha ferroviária inativa no Estado, proposta pelo deputado Tiago Cadó (PDT), pegou o trem na hora certa. É preciso levantar informações urgentes sobre o contrato de concessão com o Governo Federal e a autonomia da Rumo para retirar os trilhos de várias regiões do Rio Grande. Além dos locais já identificados, a prática vem ocorrendo por aqui também. A informação é que na Vila Schirmer toda a malha foi retirada. Não sobrou praticamente nada, nem mesmo da antiga (e operante) oficina do Km 3.


Reposição de vida
Repositor de estoque é uma das funções mais importantes de qualquer atividade comercial. Não pode faltar pão, arroz, feijão, leite, roupa adequada para cada estação, não pode faltar gás e não pode faltar sangue, essencial para a vida. O Hemocentro Regional luta permanentemente pela reposição de seu estoque. Só que neste caso o repositor não é funcionário da empresa, é o doador voluntário, cujo pagamento não é em espécie, mas em gratidão. O Hemocentro de Santa Maria aguarda doações em seu endereço, Alameda Santiago do Chile, 35, logo abaixo do Fórum. Sangue é vida. Salve uma ou tantas quantas puder.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Vicente Paulo Bisogno

POR

Vicente Paulo Bisogno

Te conheço? Anterior

Te conheço?

As pessoas e suas marcas Próximo

As pessoas e suas marcas

LEIA MAIS